NOSSAS

ESPECIALIDADES

Córnea

image

Córnea é a parte anterior transparente e protetora dos olhos. Ela tem a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa. Os principais problemas ocorridos na córnea são:

– Ceratocone

– Anel de Ferrara

Os transplante de córnea são indicados nos seguintes casos:

Traumatismos Oculares – causados principalmente por acidentes de trabalho como: a queda de ciscos nos olhos, pequenas perfurações, queimaduras com agentes químicos etc. Para evitá-los é recomendável o uso de equipamentos e medidas de segurança.

Ceratocone – doença que ocorre em jovens e tem causa desconhecida. Pode ser associada com doenças sistêmicas como alergias de pele ou Síndrome de Down. Ela pode progredir por alguns anos e parar ou avançar e deformar a córnea. Nem sempre é possível corrigir o problema através de óculos e lentes, sendo necessário o transplante.

Complicações em cirurgias oculares – acontecem com mais freqüência em pessoas idosas e levam a perda da transparência da córnea.

Outras causas – algumas córneas podem ser alteradas por doenças metabólicas ou por degenerações e distrofias, que têm origem desconhecida.

Nos casos que a adaptação torna-se impossível quer seja por dificuldade no manuseio ou intolerância às lentes, optamos pela colocação de anéis intra estomais (Anel de Ferrara) ou transplante de córnea.